ANDRÉ TEIXEIRA

No regresso ao futsal masculino e de novo à 1ª Divisão nacional, o Professor André Teixeira conversa com o UNIDOS AO FUTSAL.

 

 

 

Unidos ao Futsal: Como apareceu o Futsal na sua vida?

André Teixeira: O Futsal apareceu por acaso, pois aos 18 anos, o Alto de Avilhó ficou sem treinador e eu como estava ligado à Educação Física e ao Desporto, e sendo a minha irmã atleta do clube, o convite foi-me endereçado e aceitei, desde então não mais parei, pois, ganhei uma grande paixão pela modalidade.

 


UF: Quais as pessoas que mais o marcaram no Futsal?

AT: Tive várias pessoas que me marcaram neste meu percurso, algumas pelas oportunidades que me criaram e acreditaram na minha competência e outras pelo que me ensinaram, pois serão sempre inesquecíveis. Quero destacar algumas, ZEGO uma enorme referência no futsal mundial, com quem trabalhei directamente durante 2 anos, Venâncio Lopez um amigo, com quem tive o prazer de aprender a ver o Futsal com outros olhos, e me ajudou a crescer, por fim, dois grandes amigos e referências nacionais e internacionais, Orlando Duarte e Jorge Bráz, com quem aprendo sempre que o assunto se trata de Futsal, a todos eles e aos que não referi, o meu muito obrigado.



UF: Sente que o seu trabalho no Futsal Feminino está terminado, ou pretende voltar um dia?

AT: O nosso trabalho em prol do desenvolvimento do Futsal nunca está terminado, e no Feminino em particular, ainda há muita coisa para fazer. Apenas foi o encerrar de um ciclo, como aconteceu com o Avilhó em 2003. Mas certamente, que irei voltar a treinar feminino, foi uma promessa que deixei às minhas atletas e daqui por uns anos, pode ser que os nossos caminhos se cruzem novamente.



UF: O Modicus, é o próximo desafio, quais os objectivos da equipa, na próxima temporada?

AT: O Modicus é um grande desafio pessoal e profissional. É um projecto aliciante e que se enquadra no meu perfil, nas ideias que tenho sobre o desenvolvimento dos atletas e da modalidade. Vão ser tempos de grande trabalho, pois a época passada foi fantástica e este ano, queremos também fazer uma temporada, digna das cores do Modicus. Os objectivos que me foram pedidos, resumem-se no acesso aos play-off e a uma boa campanha na taça de Portugal, como é evidente, iremos trabalhar nos limites, para conseguir tais objectivos.



UF: Que reforços chegarão a Sandim, para a próxima época?

AT: Os grandes reforços do Modicus, serão os jogadores da casa. Pois, devido à grande temporada realizada, os atletas foram abordados para trocarem de clube, mas a direcção fez um esforço e conseguiu segurar 90% do plantel. Logo sou um treinador feliz, pois tenho o plantel que pedi á direcção. No entanto, poderá entrar algum jogador pois, estamos sempre atentos às oportunidades do mercado.



UF: Que conselho daria a um jovem que pretenda enveredar pela carreira de Técnico?

AT: A carreira de treinador, como qualquer outra profissão, deverá ser encarada com grande paixão e profissionalismo. Os grandes conselhos serão, a procura constante da melhoria do conhecimento, e a mente aberta, para conseguir fazer uma auto avaliação, pois só assim conseguiremos melhorar, a tudo isto, juntamos competência, paixão e dedicação, e teremos certamente um bom treinador.



UF: Quais as alterações, que efectuaria para tornar mais competitivo, o nosso campeonato da 1ª Divisão?

AT: Penso que na federação existem pessoas extremamente competentes e onde o Futsal é um investimento e uma prioridade, por isso não me cabe a mim tecer comentários sobre essa matéria, uma coisa posso dizer, é que o actual quadro competitivo serve as exigências dos clubes, mas também tenho muita confiança que o Futsal irá melhorar.

 

Agradecemos ao Professor André Teixeira a disponibilidade demonstrada.